A idéia do Farol da Paisagem surgiu quando achamos conveniente atuar como uma espécie de observatório da paisagem, lançando luz sobre os assuntos que temos como interesse pessoal e que podem ampliar a atual concepção que temos sobre esse tema. Em algum momento, quem sabe, permitindo que os assuntos abordados possam auxiliar a outros interessados a encontrar caminhos profissionais através das experiências que enfrentamos percorrendo os nossos próprios ao longo do tempo em que atuamos com o tema mais antigo e circundante ao ser humano: a paisagem.
Além de ser um espaço de divulgação de notícias e informações, o Farol da Paisagem contempla algumas colunas pré-definidas, que devem ter uma categorização especial, a saber:
Plantas fantásticas (#PlantasFantásticas): Apresentando a vegetação brasileira e mundial a partir de seus aspectos estéticos e funcionais, associada com a sua utilização em projetos de paisagismo ou com seus ambientes naturais, no sentido de permitir aos leitores do Blog conhecer plantas novas e que possuem características ornamentais e/ou ecológicas diferenciadas.
Jardins incríveis (#JardinsIncríveis): Existem jardins e instituições botânicas que merecem ser destacadas para que mais pessoas possam ter contato com estes espaços, por este motivo a intenção desta coluna é apresentar alguns destes locais aos leitores.
Lugares sensacionais (#LugaresSensacionais): Paisagens diversas, parques naturais e ambientes urbanos e rurais merecem ter mais visibilidade na vida cotidiana das pessoas, dar destaque a tais lugares é o objetivo desta coluna.
Paisagens educativas (#PaisagemEducativa): Paisagens possuem grande capacidade de educar pessoas, seja no sentido positivo ou negativo, e sua leitura e entendimento é uma importante ferramenta de análise social, por este motivo, achamos conveniente destacar tais ambientes na coluna, dando especial destaque aos seus elementos distintivos e educacionalmente interessantes.
Nossos amores vegetais (#AmoresVegetais): Algumas pessoas são tão especiais que as comparamos com plantas fantásticas e esta coluna destaca as impressões e os sentimentos que elas nos causam ou causaram, se partiram desta existência. Trata-se de uma homenagem a entes queridos.
Posts
CRÉDITOS ADICIONAIS
- Arq. Cauê Martins Silva – Supervisor: Responsável pela compatibilização das informações de campo e os desenhos técnicos do Plano de Manejo Arbóreo;
- Arq. Thiago José Neto – Supervisor: Responsável pelos trabalhos de campo, envolvendo a coordenação da equipe de cadastro, coleta de material e preparação do material técnico e gráfico para o Plano de Manejo Arbóreo;
- Eng. Agr. Tais Tostes Graziano – Responsável Técnica no CREA pelo Manejo arbóreo sugerido e consultoraMais
GALERIA
DESCRIÇÃO
A oportunidade de se elaborar um projeto inovador e inédito, com vistas a permitir que a prefeitura municipal possa utilizar um equipamento científico como opção turística e de lazer. O Orquidário possui um jardim com vegetação ornamental permanente, habilitando o local a receber visitas diárias pela população, e os pontos de apresentação das orquídeas em eventos específicos, mostras, exposições entre outras opções de visitação. A concepção do Orquidário Municipal éMais
galeria
DESCRIÇÃO
A edificação histórica ocupa o centro do lote deixando livres os espaços perimetrais que distribuem os jardins da escola em três situações principais: O acesso principal; O jardim das experiências (na lateral do acesso) e o jardim do parquinho. O projeto de paisagismo buscou ambientar a escola com vegetação que cobre os muros, ampliando a sensação de natureza, além de trazer o caminho educativo sensorial do jardim lateral, sempre com cores, texturas e perfumes incríveisMais
galeria
DESCRIÇÃO
O projeto paisagístico para a unidade da Rua Bom Pastor da REDHOUSE INTERNATIONAL SCHOOL busca estruturar os amplos espaços livres da propriedade, aproveitando parte dos elementos existentes e criando novas formas que ambientam os espaços de lazer da escola.
A proposta é organizada em três praças internas, dois playgrounds para atividades distintas, jardins laterais e um jardim frontal, além de um ambiente externo reservado para ser usado como teatro ou cinema ao arMais