São Paulo - SP


RedHouse International School
(Costa Aguiar)

Imagem: Licuri Paisagismo
Nome do projeto
RedHouse International School (Costa Aguiar)
Ano de conclusão
2022
Área bruta construída
1500m²
Localização do projeto
São Paulo
Equipe de Projeto
  • Eng. Agron. Luiz Antonio Ferraz Matthes
  • Arq. André Graziano
  • Arq. Cauê Martins Silva
  • Arq. Olivia Alves
  • Arq. Maria Cecília P. B. de Lima
Arquitetura
Studio Dlux
Paisagismo
Licuri Paisagismo
galeria

DESCRIÇÃO

A edificação histórica ocupa o centro do lote deixando livres os espaços perimetrais que distribuem os jardins da escola em três situações principais: O acesso principal; O jardim das experiências (na lateral do acesso) e o jardim do parquinho. O projeto de paisagismo buscou ambientar a escola com vegetação que cobre os muros, ampliando a sensação de natureza, além de trazer o caminho educativo sensorial do jardim lateral, sempre com cores, texturas e perfumes incríveis e de baixa manutenção.

 

apresentação do projeto

Os jardins propostos para esta unidade da RED HOUSE INTERNATIONAL SCHOOL são pensados com o objetivo de valorizar os usos já existentes, como a horta e o playground, estruturando seus espaços de maneira mais acolhedora. São distribuídos nos jardins bancos em muretas de contenção para adequação do terreno. O conjunto de espécies vegetais conta com arbustos e forrações que, em conjunto com os indivíduos arbóreos existentes, criam paisagens diversificadas, com florações que ocorrem em distintas épocas do ano.

Nos canteiros próximos à escadaria de acesso da edificação, são criadas duas áreas de estar circulares, delimitados por bancos em estrutura metálica e madeira, apoiados nas muretas de contenção. A escadaria é adornada com duas Camélias de floração vermelha muito atrativa, em conjunto com os maciços vegetais criados por Biris-vermelhos, Iris-da-prais, Falso-iris e Lambaris, estabelecendo uma identidade marcante para o acesso principal da escola.

Na região lateral da propriedade, cria-se um jardim com um percurso sinuoso e canteiros de forma orgânica que possui um interesse educativo de aproximar as crianças das plantas. Espécies de maior porte são locadas próximas aos muros, tais como Helicônias, Justícias-vermelhas, Gengibres-magníficos, dentre outros, suavizando os limites do lote e criando a sensação de se estar cercado por natureza. Essas espécies criam uma paisagem tropical, com cores vivas e folhagens ornamentais, além de atrair muitos pássaros, especialmente beija-flores. A horta existente no local foi reconfigurada a partir do percurso de “experiências” criado, recebendo ervas e hortaliças como Alecrim, Manjericão, Salsinha, Cebolinha, Coentro e Sálvia.

Para a região do playground na porção posterior da propriedade, foi pensado um novo desenho de piso que organize visualmente e de forma acessível os equipamentos e brinquedos, bem como novos caminhos entre todos os seus elementos, distribuindo os fluxos possíveis de passeios e brincadeiras infantis. Todo o playground é circundado por canteiros com arbustos de maios porte, como Helicônias, Alpínias e Gengibres, configurando um ambiente aconchegante e bem delimitado. O espelho d’água existente no local será complementado com Ninféias e Papiros. Ao lado da parede de desenhos em azulejos, o muro dos fundos será adornado por Jades-azuis, para que cresçam sobre suportes de treliças metálicas, permitindo que as suas inflorescências pendentes possam ser vistas por todos os alunos e colaboradores, visto que possuem grande valor ornamental e coloração muito impressionante.