- 2011
- Visita do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
- 2012
- Programa de educação ambiental
- 2019
- Coleção de Sansevierias
A idéia do Farol da Paisagem surgiu quando achamos conveniente atuar como uma espécie de observatório da paisagem, lançando luz sobre os assuntos que temos como interesse pessoal e que podem ampliar a atual concepção que temos sobre esse tema. Em algum momento, quem sabe, permitindo que os assuntos abordados possam auxiliar a outros interessados a encontrar caminhos profissionais através das experiências que enfrentamos percorrendo os nossos próprios ao longo do tempo em que atuamos com o tema mais antigo e circundante ao ser humano: a paisagem.
Além de ser um espaço de divulgação de notícias e informações, o Farol da Paisagem contempla algumas colunas pré-definidas, que devem ter uma categorização especial, a saber:
Plantas fantásticas (#PlantasFantásticas): Apresentando a vegetação brasileira e mundial a partir de seus aspectos estéticos e funcionais, associada com a sua utilização em projetos de paisagismo ou com seus ambientes naturais, no sentido de permitir aos leitores do Blog conhecer plantas novas e que possuem características ornamentais e/ou ecológicas diferenciadas.
Jardins incríveis (#JardinsIncríveis): Existem jardins e instituições botânicas que merecem ser destacadas para que mais pessoas possam ter contato com estes espaços, por este motivo a intenção desta coluna é apresentar alguns destes locais aos leitores.
Lugares sensacionais (#LugaresSensacionais): Paisagens diversas, parques naturais e ambientes urbanos e rurais merecem ter mais visibilidade na vida cotidiana das pessoas, dar destaque a tais lugares é o objetivo desta coluna.
Paisagens educativas (#PaisagemEducativa): Paisagens possuem grande capacidade de educar pessoas, seja no sentido positivo ou negativo, e sua leitura e entendimento é uma importante ferramenta de análise social, por este motivo, achamos conveniente destacar tais ambientes na coluna, dando especial destaque aos seus elementos distintivos e educacionalmente interessantes.
Nossos amores vegetais (#AmoresVegetais): Algumas pessoas são tão especiais que as comparamos com plantas fantásticas e esta coluna destaca as impressões e os sentimentos que elas nos causam ou causaram, se partiram desta existência. Trata-se de uma homenagem a entes queridos.
Em 1993 Roberto Burle Marx visitou o clube, tendo a oportunidade de sobrevoar toda a sua área e, após plantar a paineira branca que até hoje mantém o registro dessa ocasião, declarou publicamente que a bela paisagem do Náutico era a única que ele eventualmente assinaria como dele próprio e referiu-se a Matthes “como seu sucessor no paisagismo nacional” (Nakashima, 1993), em um verdadeiro gesto de admiração ao trabalho do amigo.
“Jardins da Sauna”, elaborados em colaboração com Graziano desde 1998, recebem o prêmio máximo da primeira Festival Internacional del Paisaje.
Seleção do projeto do Náutico como finalista na premiação “Obra do ano 2021” do portal ArchDaily Brasil.
Fundada em 2001, a Licuri Paisagismo, vem elaborando diversos tipos de projetos paisagísticos, licenciamentos ambientais e assessorias técnicas relacionadas com a paisagem. Sem o Clube Náutico, pode-se assegurar que jamais teria sido possível alcançar a amplitude de trabalho realizado em nossos projetos, que conta com aprofundamento acadêmico especializado e com conhecimento prático com ambientes naturais e os jardins projetados que só são possíveis graças aos 50 anos de trabalho com uma das
Roberto Burle Marx indica à Diretoria do Clube o ainda estudante de agronomia e seu estagiário, Luiz Antônio Ferraz Matthes, para o desafio de projetar os jardins do Clube.