Residência CGM2
GALERIA
A idéia do Farol da Paisagem surgiu quando achamos conveniente atuar como uma espécie de observatório da paisagem, lançando luz sobre os assuntos que temos como interesse pessoal e que podem ampliar a atual concepção que temos sobre esse tema. Em algum momento, quem sabe, permitindo que os assuntos abordados possam auxiliar a outros interessados a encontrar caminhos profissionais através das experiências que enfrentamos percorrendo os nossos próprios ao longo do tempo em que atuamos com o tema mais antigo e circundante ao ser humano: a paisagem.
Além de ser um espaço de divulgação de notícias e informações, o Farol da Paisagem contempla algumas colunas pré-definidas, que devem ter uma categorização especial, a saber:
Plantas fantásticas (#PlantasFantásticas): Apresentando a vegetação brasileira e mundial a partir de seus aspectos estéticos e funcionais, associada com a sua utilização em projetos de paisagismo ou com seus ambientes naturais, no sentido de permitir aos leitores do Blog conhecer plantas novas e que possuem características ornamentais e/ou ecológicas diferenciadas.
Jardins incríveis (#JardinsIncríveis): Existem jardins e instituições botânicas que merecem ser destacadas para que mais pessoas possam ter contato com estes espaços, por este motivo a intenção desta coluna é apresentar alguns destes locais aos leitores.
Lugares sensacionais (#LugaresSensacionais): Paisagens diversas, parques naturais e ambientes urbanos e rurais merecem ter mais visibilidade na vida cotidiana das pessoas, dar destaque a tais lugares é o objetivo desta coluna.
Paisagens educativas (#PaisagemEducativa): Paisagens possuem grande capacidade de educar pessoas, seja no sentido positivo ou negativo, e sua leitura e entendimento é uma importante ferramenta de análise social, por este motivo, achamos conveniente destacar tais ambientes na coluna, dando especial destaque aos seus elementos distintivos e educacionalmente interessantes.
Nossos amores vegetais (#AmoresVegetais): Algumas pessoas são tão especiais que as comparamos com plantas fantásticas e esta coluna destaca as impressões e os sentimentos que elas nos causam ou causaram, se partiram desta existência. Trata-se de uma homenagem a entes queridos.
A proposta arquitetônica consiste em duas residências articuladas pela área comum da piscina, ao centro da propriedade. A partir dos espaços livres disponíveis, o paisagismo dialoga com entorno da propriedade, caracterizado pela presença de massa arbórea, criando a sensação de unicidade entre o ambiente interno e externo ao lote. A topografia do local é acidentada, o que permite a criação de patamares de diferentes alturas, os quais são associados com espéciesMais
Trata-se de terreno lateralmente localizado à residência atual, cujo interesse é ampliar o jardim e criar novos ambientes de estar, lazer e recreação para a família.
A proposta privilegiou o uso funcional dos espaços livres do terreno, na expectativa de conseguir dar uma sensação de amplitude para a residência, sobretudo nos pontos em que a visão atualmente não está favorecida como no projeto em geral (Sala de jantar e escritório). Tal partido paisagístico deveráMais
Com a residência ocupando a parcela central da propriedade, as áreas ajardinadas puderam ser dispostas ao redor de toda a edificação de maneira harmônica. Na composição se utilizou uma grande variação de alturas e texturas vegetais, integrando árvores, palmeiras e arbustos de diversas tipologias.
A generosa entrada de veículos é protegida por um volume de grandes paus-ferro que contam com agapantos azuis e lírios amarelos como forração a composição traz privacidadeMais