Araraquara - SP


Residência MRM

Imagem: Licuri Paisagismo
Nome do projeto
Residência MRM
Ano de conclusão
2021
Área bruta construída
370m²
Localização do projeto
Araraquara
Equipe de Projeto
  • Eng. Agron. Luiz Antonio Ferraz Matthes
  • Arq. André Graziano
  • Arq. Cauê Martins Silva
  • Arq. Olivia Alves
  • Arq. Maria Cecília P. B. de Lima
Arquitetura
EF Arquitetura
Paisagismo
Licuri Paisagismo

GALERIA

DESCRIÇÃO

A implantação da edificação ocupa grande parte da propriedade e permite a conformação de pátios internos, os quais recebem jardins que promovem a permeabilidade entre ambiente construído e naturalizado. A existência de corredores nas laterais e nos fundos da residência possibilita que sejam criados jardins ao longo dos muros, suavizando os limites da propriedade.

Considerando a estética contemporânea da proposta arquitetônica, busca-se criar uma paisagem na fachada frontal que dialogue com essa identidade marcante. Para tanto, são propostos três agrupamentos de jardins com características rupestres que ambientam os acessos, constituídos por vegetações de forma escultórica e verticalizada como a Pata-de-elefante e a Palmeira-de-madagascar, e por espécies com cores que variam entre vermelho, alaranjado, rosa e lilás, como as Euphorbias, os Ananas, as Rosas-do-deserto e Bulbines. Essa região é complementada pela árvore Acacia seyal, que possui um tronco escultórico de cores e texturas peculiares.

Em contraste à fachada, a área de lazer do pátio central recebe jardins tropicais, que combinam diferentes folhagens e tons de verde, como as Alocasias, Filodendrons e Samambaias. A vegetação envolve o ambiente da piscina, criando uma atmosfera aconchegante. São propostas paredes verdes e canteiros no entrono da piscina que dissolvem a divisão dos ambientes. O jardim pode ser apreciado a partir de distintos ângulos de visão marcantes, o que proporciona aos moradores experiências diversificadas do ambiente.

Os espaços disponíveis nas laterais e nos fundos da residência permitem a criação de jardins lineares, compostos por arbustos de floração muito ornamental e folhagem densa, que contribuem com a suavização dos limites da propriedade. São especificados arbustos como as Helicônias, cujas eflorescências podem ser utilizadas para a confecção de arranjos florais, Odontonemas, com florada espetacular que atrai beija-flores e borboletas, e Gengibres-magníficos, com floração muito característica de aspecto escultórico.