Araraquara - SP


Residência Lapa

Imagem: Licuri Paisagismo
Nome do projeto
Residência Lapa
Ano de conclusão
2021
Área bruta construída
700m²
Localização do projeto
São Paulo
Equipe de Projeto
  • Eng. Agron. Luiz Antonio Ferraz Matthes
  • Arq. André Graziano
  • Arq. Cauê Martins Silva
  • Arq. Olivia Alves
  • Arq. Maria Cecília P. B. de Lima
Arquitetura
Paisagismo
Licuri Paisagismo

GALERIA

DESCRIÇÃO

A residência conta com um lote amplo e a proposta da arquitetura consiste em um volume com forma geométrica marcante e que se concentra na porção frontal do terreno, gerando uma ampla área livre na parte posterior do lote, além de liberar espaços para jardins nas laterais e na região frontal. Os traços da arquitetura apresentam forte horizontalidade e são contrastados com as formas orgânicas da proposta paisagística, que segue os princípios do Feng Shui. Os principais espaços são a região de lazer com piscina e o terraço sobre a garagem. Conectando as distintas regiões, também são propostos jardins na fachada da arquitetura e nos corredores laterais.

Os jardins da fachada são compostos por canteiros adjacentes ao passeio, preenchidos por alpínia-rosa, com folhagem e floração muito ornamentais. Acompanhando o acesso principal da residência e margeando os limites frontais do terreno, são dispostas espécies de folhagens exuberantes e texturas variadas, com a predominância de tons verdes e roxos, como alocasias, a calatéia-charuto, além de diversos tipos de forrações, como a maranta, quaresmeira-rasteira, a grama-preta e o abacaxi-roxo. A verticalidade do projeto está representada pela adoção da areca-triandra, palmeira entouceirada de folhagem densa, além de duas mudas de árvores frutíferas, a Pitangueira e a Goiabeira, próximas à garagem.

O jardim lateral consiste em um espaço estreito, cuja vegetação cria um pano de fundo para os ambientes da casa, principalmente para a sala de estar. A composição apresenta um caráter tropical, com alocasias, filodendros, caetês-redondos, costelas-de-adão, clúsias e diversos tipos de helicônias, que preenchem a vista com as inflorescências vermelhas e amarelas muito ornamentais.

A área de lazer da piscina consiste no principal jardim da residência e é estruturada pelo seu formato orgânico, em diálogo com os canteiros distribuídos ao longo dos limites do lote, o que dilui as barreiras visuais dos muros e confere ao ambiente a sensação de estar cercado por natureza. As espécies escolhidas para esses canteiros consistem em arbustos de maior porte, como a estrelitzia azul, alpínias, calatéias-charuto e clúsias, além das palmeiras maripe de diferentes alturas. Arbustos de menor porte, como filodendros, aves-do-paraíso e abacaxis-roxo, criam um conjunto de formas, texturas e cores variadas. 

Os gramados resultantes dessa configuração permitem usos diversos nesta área de lazer e possibilitam a visibilidade de todo o espaço a partir do interior da residência. Na região mais próxima à garagem, são dispostas algumas espécies frutíferas, como o limão-siciliano e a jabuticabeira-sabará, além de uma pequena horta em vasos.

Acima da laje da garagem, cria-se uma pequena “praça”, que consiste em um ambiente aconchegante e reservado que dá visão a todo o jardim da área de lazer. Neste local, são dispostos canteiros que margeiam uma área de piso, que recebe um banco de concreto moldado in loco. O jardim é composto por espécies de filodendros, crinos e diversos tipos de bromélias, com grande diversidade de cores, texturas e períodos de floração.