Campinas - SP


Residência DAC

Imagem: Licuri Paisagismo
Nome do projeto
Residência DAC
Ano de conclusão
2022
Área bruta construída
350m²
Localização do projeto
Campinas
Equipe de Projeto
  • Eng. Agron. Luiz Antonio Ferraz Matthes
  • Arq. André Graziano
  • Arq. Cauê Martins Silva
  • Arq. Olivia Alves
  • Arq. Maria Cecília P. B. de Lima
Arquitetura
Paisagismo
Licuri Paisagismo

GALERIA

DESCRIÇÃO

A residência é implantada em um terreno acidentado, permitindo a criação de jardins em patamares de distintos níveis. Os muros de contenção necessários para a acomodação do projeto recebem um revestimento em pedra Moledo Paraty, que dialoga com as texturas e cores do paisagismo. A ocupação da propriedade estrutura os espaços livres em um jardim frontal, dois jardins laterais que acompanham o desnível do terreno e um jardim posterior, na região da piscina.

O jardim frontal é composto por folhagens diversas, como as formas exuberantes do Filodendro-brasileiro e os desenhos delicados dos Caetês-língua-de-cotia. A variação de formas e cores apresenta uma organicidade que evidencia as linhas ortogonais da arquitetura. O azul dos Agapantos contrasta com o amarelo dos Lírios, criando um cenário vívido que ambienta a entrada principal da residência. As Palmeiras-pescoço-marrom marcam a paisagem verticalmente e chamam a atenção pelo seu tronco peculiar, de tons acinzentados e marrons. Complementam a composição, ao lado esquerdo, as Arecas e as Aves-do-paraíso brancas e laranjas dão um tom tropical que estará presente ao longo do jardim lateral. No hall de acesso ganha especial destaque as Lacas-vermelhas com o capitel de seus troncos em intensa cor avermelhada.

O jardim lateral à esquerda é segmentado em distintos patamares, os quais apresentam uma sequencia de cores e texturas variadas. Em frente à área gourmet, Lacas-vermelhas são combinadas com filodendros-gloriosos, criando contrastes entre verdes e vermelhos. O mesmo contraste se faz presente no jardim que margeia o deck da área de lazer, onde são dispostas Justícias-vermelhas e Xanadus. Na lateral direita, são distribuídas Árvores-mastro e Dracenas-arbóreas, cujo maior porte permite ocultar os muros de divisa, além de alcançar a altura dos quartos em nível elevado, proporcionando uma paisagem naturalizada e conferindo privacidade a esses ambientes. 

Na região posterior da propriedade, onde está disposta a área de lazer com piscina e deck, cria-se um jardim que pode ser apreendido em camadas. Junto ao deck, as palmeiras-pescoço-marrom dialogam com a fachada, criando verticalidade para a paisagem. Logo em frente à piscina, promove-se uma composição com tons arroxeados das Orelhas-de-onça e tons avermelhados das Babosas. Em nível inferior, todo o muro dos fundos é coberto por uma coleção de Helicônias, que cria um ambiente tropical que pode ser contemplado a partir da piscina e que confere ao lugar a sensação de estar cercado pela natureza. Um exemplar de Chuva-de-ouro-da-amazônia e uma Rainha-das-árvores são dois pontos focais desse jardim, com duas florações peculiares e muito ornamentais.​