Campinas - SP


Residência ATL

Imagem: Licuri Paisagismo
Nome do projeto
Residência ATL
Ano de conclusão
2022
Área bruta construída
1500m²
Localização do projeto
Campinas
Equipe de Projeto
  • Eng. Agron. Luiz Antonio Ferraz Matthes
  • Arq. André Graziano
  • Arq. Cauê Martins Silva
  • Arq. Olivia Alves
  • Arq. Maria Cecília P. B. de Lima
Arquitetura
Badaró Arquitetura
Paisagismo
Licuri Paisagismo

GALERIA

DESCRIÇÃO

A residência está implantada no centro de um terreno com grandes dimensões e desnível acentuado. Isso permite a criação de dois amplos jardins, conformados por patamares de distintas alturas, que contam com espécies arbóreas variadas, arbustos e forrações que diversificam as cores e texturas do ambiente. Os dois jardins principais envolvem a arquitetura e ocultam os limites e muros da propriedade, criando a sensação de um ambiente naturalizado que se estende para além da propriedade.

Ao longo da entrada, são dispostas diversas árvores como Ipês, Paus-mulatos e Melaleucas que conferem ao usuário a sensação de percorrer um bosque. O jardim é organizado por meio de três patamares que adequam o nível da entrada ao nível da residência e contam com canteiros de desenho orgânico, compostos por espécies que florescem em distintas épocas do ano, apresentando cores variadas, como o alaranjado das Aves-do-paraíso, o azul dos Agapantos, o vermelho das Russélias e o branco dos Crinos.

As laterais da residência recebem jardins que conectam as regiões frontal e posterior, constituídos por jardineiras revestidas com pedra moledo Paraty, que dialogam com os materiais utilizados no jardim dos fundos. A vegetação dessas jardineiras varia entre arbustos de maior porte, como Justícias-vermelhas, Clerodendros e Calatéias-charuto e espécies arbóreas como a Árvore-mastro, que suavizam os muros e conferem uma experiência agradável para quem percorre essas passagens. 

Entre o salão de festas e a sala de estar, é proposto um jardim interno com espelho d’água e folhagens com predominância de tons verdes e arroxeados. Palmeiras-princesa compõem o ambiente da piscina, criando um ritmo com elementos verticais. Estando em nível elevado, essa área de lazer proporciona uma visão geral do jardim posterior.

O jardim dos fundos é caracterizado por um amplo gramado, cercado por patamares de distintas alturas, que contam com folhagens variadas como Filodendrons, Alocasias, além de uma coleção de Helicônias que acompanha os muros da propriedade. A água é inserida como importante elemento nesse jardim, através de um espelho d’água com formas orgânicas, que conta com Tifonodoros, Aguapés e Ninféias. Palmeiras-de-macartur, Carpentárias e Ipês conferem verticalidade à paisagem e contribuem com o ocultamento dos limites dos muros. Um pomar, com espécies como Carambola, Pitanga, Cereja-do-Rio-Grande, entre outras, rodeiam a área de lazer coberta.