São João Batista do Glória - MG


Pousada Villagio

Imagem: Licuri Paisagismo
Nome do projeto
Pousada Villagio
Ano de conclusão
2022
Área bruta construída
500m²
Localização do projeto
São João Batista do Glória
Equipe de Projeto
  • Eng. Agron. Luiz Antonio Ferraz Matthes
  • Arq. André Graziano
  • Arq. Cauê Martins Silva
  • Arq. Olivia Alves
  • Arq. Maria Cecília P. B. de Lima
Arquitetura
Melissa Matara Arquitetura
Paisagismo
Licuri Paisagismo
Construtora
SANEATEC

GALERIA

DESCRIÇÃO

Os eixos configurados pela disposição de espaços livres da pousada recebem jardins que buscam valorizar as edificações dos chalés e proporcionar um ambiente aconchegante, rodeado por natureza. Desde árvores e palmeiras de caráter mais escultórico, arbustos de grande e pequeno porte compõem maciços vegetais de diferentes cores e texturas.

No jardim frontal da pousada, onde estão o playground e uma pérgola, são criados canteiros de forma orgânica, preenchidos por espécies tropicais, tais como diferentes helicônias e calatéias. Suas folhagens ornamentais permitem a criação de jardins densos, adornados pelas florações muito características das helicônias, de cores vibrantes como vermelho e alaranjado. Em contraste, alguns canteiros recebem forrações com inflorescências rosadas e arroxeadas, como o Gerânio, o Coromandel e o Liriope. Três Palmeiras-triangulares marcam a paisagem com sua forma escultórica e concedem verticalidade ao jardim. A pérgola recebe a trepadeira Jade-Verde, caracterizada pelas suas inflorescências pendentes muitos atrativas.

Os acessos aos chalés recebem canteiros com Moreias-brancas, Pleomeles-amarelas e alguns exemplares de Manacás-da-Serra de floração com variação de cores rosa, lilás e branca, muito ornamental. Os chalés à direita apresentam espaço restrito para canteiros à sua frente, recebendo faixas estreitas com Lantanas rosas e roxas que dialogam com as cores do Manacá-da-serra. Além disso, define-se o plantio de Gerânios-pendentes nas jardineiras acopladas às edificações. Na região posterior do conjunto de chalés à esquerda, os canteiros existentes recebem o plantio de Hibiscos-rosa, suavizando os limites dos muros.

Na região da piscina, são dispostas várias Carpentárias que marcam a paisagem verticalmente e que filtram parcialmente os raios solares na área onde podem ser dispostas espreguiçadeiras. No muro que encerra essa área comum, cria-se um canteiro para o plantio de Calatéias-charuto, as quais, devido ao seu porte maior, criam um pano de fundo verde e suavizam a superfície do muro.