Valinhos - SP


Fazenda Guariroba – Spa e Fitness

Imagem: Licuri Paisagismo
Nome do projeto
Fazenda Guariroba
Spa e Fitness
Ano de conclusão
2023
Área bruta construída
2.000m²
Localização do projeto
Valinhos
Equipe de Projeto
  • Eng. Agron. Luiz Antonio Ferraz Matthes
  • Arq. André Graziano
  • Arq. Cauê Martins Silva
  • Arq. Olivia Alves
Arquitetura
Reinach Mendonça Arquitetos
Engenharia
CPA Engenharia
Paisagismo
Licuri Paisagismo

GALERIA

DESCRIÇÃO

O entorno do anexo dos quartos de hóspedes e spa da Fazenda Guariroba é caracterizado por espaços livres amplos e planos, com um talude ao fundo que cria um pano de fundo para a paisagem. A implantação das edificações é organizada de forma quase simétrica, a partir da fonte existente como ponto focal e os eixos laterais que dão acesso aos anexos. O projeto de paisagismo conversa com essa simetria distribuindo as mesmas espécies vegetais em ambos os lados, organizadas em canteiros de formas orgânicas variadas.

As espécies escolhidas para o entorno imediato das edificações são caracterizadas majoritariamente por folhagens que destacam distintas texturas e tons de verde, como os Liriopes verdes e brancos, Filodendros, Aspargos e Curculigos.  Ainda no térreo, em frente às suítes, é criado um amplo jardim de canteiros sinuosos que proporcionam uma vista agradável para os hóspedes, bem como uma identidade marcante para o lugar. Esse jardim conta com espécies como os Hemerocallis castanhos e rosas, e o Coromandel de floração roxa, cujas cores vívidas contrastam com os tons verdes que predominam nos outros espaços. Exemplares da Palmeira-leque-de-espinho são distribuídos pelos canteiros, organizam os ângulos de visão e conferem verticalidade à paisagem a partir de sua forma entouceirada e folhagem muito ornamental. Sobre os taludes, define-se o plantio de Bauhinias-arbustivas, espécie adequada para terrenos íngremes, que forma grandes maciços com suas ramificações e que apresenta relevante valor ornamental devido à forma peculiar de suas folhas e à cor vibrante de suas flores vermelhas.

No interior da edificação do spa, dois jardins ambientam a sala de massagem e o espaço de descanso, compostos por palmeiras e Marantas. No primeiro, é escolhida a Palmeirinha-bambu, com caules esbeltos e entouceirados e folhagem de cor verde clara, e as Marantas zebrina e variegada. No segundo, são dispostas as palmeiras Lacas, de caule vermelho muito ornamental, em conjunto com a Maranta-cinza e o Caetê-redondo.

As coberturas das duas edificações recebem jardins sobre laje, criados a partir de canteiros sinuosos que são compostos por espécies de distintas cores e texturas. Sobre os quartos de hóspedes, os jardins apresentam a combinação de Liriopes, Crinos, Russelias e Callisias, além de dois grupos de Helicônias que, sendo um arbusto de porte maior, criam pontos focais no jardim. Sobre a laje do spa, o jardim criado conta com espécies como o Coromandel, o Agapanto-azul,  Lambari-roxo, bem como a Russelia e os Crinos. Também recebe maciços de Helicônias, Alamandas-amarelas dispostas nas bordas das lajes, permitido que se desenvolvam de forma pendente, além de Furcréias verdes e amarelas, de caráter escultórico, que conduzem o olhar daquele que se dispõem a apreciar a paisagem da fazenda a partir do ponto mais alto do terreno estabelecendo, assim, uma forte conexão com seu entorno imediato.