O LICURI

(Syagrus coronata)

O Licuri (Syagrus coronata (Mart.) Becc.) é conhecido pela singular coroa formada por folhas alinhadas em formato de espiral. Possui muitos nomes populares, como alicuri, oricuri e aracuri, pois ocorre de Minas Gerais à Pernambuco, passando por Bahia, Sergipe e Alagoas, sendo conhecida como uma palmeira sertaneja. Uma palmeira adulta pode alcançar 11 metros de altura, e seus cachos possuem aproximadamente 1.300 frutos, pequenos, que variam de cor verde ao laranja, na medida em que amadurecem.

Do Licuri tudo se aproveita! Usam-se as folhas como fibra para confecção de vestuário e utensílios, das amêndoas (sementes) faz-se doces, cocadas, licores e “leite” além do óleo similar ao de coco, considerado o melhor que existe para produção de sabão. Após sua utilização, as cascas e fibras são aproveitadas para alimentação animal.

Além de sua beleza ornamental, vale a pena ressaltar que o Licuri é um dos principais alimentos da arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari Bonaparte), ave nativa da Caatinga brasileira e ameaçada de extinção, sendo indispensável para a sua sobrevivência na natureza. No paisagismo ela ainda é pouco utilizada, mas promove efeito estético diferenciado, sendo muito apreciada por pássaros.