A Licuri Paisagismo, fundada em 2003, é uma empresa atuante em todos os aspectos da paisagem, trabalhando desde jardins residenciais aos jardins de áreas industriais. Sua diretoria é formada por profissionais com carreiras e conhecimentos complementares, permitindo que todos os aspectos importantes na definição do projeto de paisagismo sejam contemplados, o que resulta em projetos bonitos, de baixo custo de manutenção e ambientalmente responsáveis.

Os Planos Diretores de Paisagem, com visão educativa e patrimonial, são um diferencial em nosso trabalho. São projetos nos quais o conceito de paisagismo utilizado deriva do entendimento da paisagem como “um conceito holístico, no qual, sobre um substrato físico, atuam de modo complexo os seres vivos, animais e plantas, e o homem, detentor de determinada cultura, dando origem à determinada imagem. Esta imagem (paisagem) é muito mais do que aquilo que se vê, sendo portadora de significados ecológicos e culturais (englobando neste último os econômicos e sociais)" - A Arquitectura Paisagista – Manoela Magalhães, Editorial Estampa, 2001.

É com esta visão abrangente que a Licuri Paisagismo atua no mercado, seja em projetos de intervenção paisagística, de licenciamento ambiental, ou nas diversas modalidades de assessoria técnica que oferece, procurando sempre a excelência e a qualidade nos serviços prestados e nos projetos desenvolvidos. Projetos cujas escalas variam de pequenos jardins urbanos e especiais, passando por praças e parques, até as grandes propriedades rurais e demais áreas institucionais e/ou comerciais, sempre no sentido de satisfazer às necessidades de seus clientes.

usina_sao_manoel

LUIZ MATTHES

Engenheiro Agrônomo, formado na UNESP, com mestrado e doutorado em Ecologia e pós-doutorado como pesquisador associado da UNICAMP na área de Restauro de Jardins Históricos quando veio, também, a participar do projeto "Patrimônio Cultural Rural Paulista" (IFCH-UNICAMP). É pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas na área de paisagismo e plantas ornamentais, tendo sido chefe da Seção de Floricultura de 1984 a 1998. Foi conselheiro fundador do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas – CONDEPACC de 1987 a 2007 e é Conselheiro Vitalício do Sitio Roberto Burle Marx, mestre paisagista com quem manteve larga colaboração profissional e pessoal.

lattes.cnpq

 andre_curriculo

ANDRÉ GRAZIANO

Arquiteto e Urbanista, formado pela FAU-USP, com mestrado em Paisagem e Ambiente também pela FAU-USP e doutorado (A paisagem educativa) pela Faculdade de Educação da UNICAMP junto ao projeto "Patrimônio Cultural Rural Paulista" (IFCH-UNICAMP). Foi Conselheiro titular do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA/SMA (2013/2016), é Conselheiro Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP e Diretor de Sustentabilidade da Pedra Verde Saneamento Ambiental e Obras. Tem atuação Paisagística tanto em esfera pública, pela Prefeitura de Campinas (2003-2004) e pela Prefeitura de São Paulo (2005-2010) como na esfera privada pela Licuri Paisagismo.

linkedin

lattes.cnpq

caue_curriculo

CAUÊ MARTINS SILVA

Arquiteto e Urbanista, formado pela UNIP-Campinas em 2016, cursou a Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad Rovira i Virgili em Tarragona, Espanha (2014/2015). Seu TFG tratou da “Escola Contemporânea, o espaço como articulador arquitetônico e social”. Foi estagiário na Licuri Paisagismo e é colaborador no escritório Nicole Krause Arquitetura. Antes da Arquitetura, graduou-se em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, tendo atuado como professor de natação em diversas academias privadas.

linkedin

lattes.cnpq

 parceiros_curriculo

PARCEIROS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

licuri_arvore_03

O LICURI (SYAGRUS CORONATA)

O Licuri [Syagrus coronata (Mart.) Becc.] é conhecido pela singular coroa formada por folhas alinhadas em formato de espiral. Possui muitos nomes populares, como alicuri, oricuri e aracuri, pois ocorre de Minas Gerais à Pernambuco, passando por Bahia, Sergipe e Alagoas, sendo conhecida como uma palmeira sertaneja. Uma palmeira adulta pode alcançar 11 metros de altura, e seus cachos possuem aproximadamente 1.300 frutos, pequenos, que variam de cor verde ao laranja, na medida em que amadurecem.

Do Licuri tudo se aproveita! Usam-se as folhas como fibra para confecção de vestuário e utensílios, das amêndoas (sementes) faz-se doces, cocadas, licores e “leite” além do óleo similar ao de coco, considerado o melhor que existe para produção de sabão. Após sua utilização, as cascas e fibras são aproveitadas para alimentação animal.

Além de sua beleza ornamental, vale a pena ressaltar que o Licuri é um dos principais alimentos da arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari Bonaparte), ave nativa da Caatinga brasileira e ameaçada de extinção, sendo indispensável para a sua sobrevivência na natureza. No paisagismo ela ainda é pouco utilizada, mas promove efeito estético diferenciado, sendo muito apreciada por pássaros.